sábado, 8 de setembro de 2012

Fita para Dona Saudade


 
(Essa é uma fita para a Dona Saudade)
Na semana passada o professor tinha proposto uma narrativa descrevendo a maior emoção de nossas vidas. Pela mente de muitos se passaram mortes, alegrias, expectativas, viagens, presentes e momentos que, por mim, passariam longe de ser uma das maiores emoções. Exceto perdas ou mortes. Bem, digamos que o assunto central da minha redação é uma morte, e consequentemente uma perda. Mas é um assunto feliz. Não é de fato a maior emoção de minha vida, porque vejamos bem, minha vida nem começou ainda. Porém, é uma das que eu nunca esquecerei... Ela está contigo, Dona Saudade. É só uma lembrança.
É duma época em que não me passavam pela cabeça problemas e preocupações. É também de uma viagem, mas não é dela nem do lugar necessariamente. É do momento. Aquele momento em que todos da família se sentaram numa mesa quadrada, pequena, naquela casinha emprestada pelo amigo de um dos meus parentes, uma casa de um quarto só. Estávamos nos servindo do macarrão que eu considero o melhor de todos. Não era da melhor marca, nem tinha os melhores temperos possíveis. Ele estava bem amanteigado, mas ele tinha gosto de... Felicidade. É isso. Eu nunca me esquecerei do sabor daquele macarrão. Por incrível que pareça, eu considero essa a lembrança mais feliz de minha vida. Eu já tive algumas experiências bem mais legais e bem mais excitantes que essa, porém, essa daí, pela simplicidade que ela compõe, vence. E eu não sei o exato por que. Talvez seja pelos sorrisos, pelas conversas, ou porque naquele instante parecia como se nossas vidas não tivessem nenhuma responsabilidade, nenhuma preocupação. Ninguém derrubou comida na mesa, e todos lavaram a louça. Ninguém brigou, ninguém desobedeceu. Ninguém se sentiu desconfortável, em nenhum momento. E então, eu me recordo de meu pai ter colocado a máquina para disparar, para que assim, guardássemos uma foto daquele momento. Hoje já não a tenho, mas se a encontrasse poderia sentir... Ali, a felicidade estaria estagnada, aprisionada, e tão... Encantada. Eu provavelmente choraria. E a culpa é sua, Dona Saudade, de me fazer querer aquilo tudo de volta. A culpa é toda sua de trazer esse fundo poço de desconforto que sinto toda vez que penso nesse momento.
E é por isso que essa fita é endereçada a ti. Não acho minha semana demasiada interessante para detalhar aqui, porém, gostaria de deixar claro que a Senhorita Infelicidade viera me visitar no fim da semana de novo. Tão boazinha, ela deixa rastros toda a semana e vem fortalecê-los antes que desapareçam. Antes que a fita acabe, Dona Saudade, gostaria de cobrar-lhe aquelas gotas de entorpecimento toda a vez que me lembro de ti.
Abraços,
Rursus.

2 comentários:

  1. nossa, seriously, what is the matter with you? como tu consegue fazer com que as palavras flutuem juntas em tamanha simplicidade, me enchendo de felicidade por estar lendo uma coisa tão bem composta e bonita como esse texto. nostalgia pura, nos faz lembrar dos momentos simples, nunca registrados, sempre esquecidos, que vem a tona em momentos como esse, em que você tenta buscar algo simples de entender e lembrar, que estava ali, bem guardado, no fundo da gaveta da sua memória.
    essa Dona Saudade, sempre nos enchendo de alegria e ao mesmo tempo nos proporcionando ele sentimento amargo, de como eu queria isso de volta.
    mas se pudessemos ter tudo tão fácil, qual seria a graça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''Sempre nos enchendo de alegria e ao mesmo tempo nos proporcionando ele sentimento amargo, de como eu queria isso de volta''
      É, a Dona Saudade é um ser torturador e cruel. E realmente, não teria graça. Mas eu não quero voltar no passado nem mudar algo, gosto dele assim. Se ele não fosse assim eu não seria eu, não é verdade?
      (e os macacos dominariam o mundo)
      E não sei qual é o problema comigo. Eu tenho tantos que já não posso definir. E no dia que escrevi isso eu tinha mais ainda... Ou não. Ou talvez eu tenha os mesmos, e eles podem estar enfraqucidos... Ou podem estar fortalecidos. Bem, whatever.
      E awwwwwwn, você é linda demais Annie! Muito obrigada pelos elogios <3

      Excluir